Alunos de Ribeirão Grande incluem na rotina escolar a observação de pássaros

Publicado em 30 de novembro de 2017

Para despertar a conscientização ambiental nos alunos de Ribeirão Grande através de uma forma prática, a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Educação, atualmente comandada pela educadora Renata Vieira, incluiu na rotina escolar do município, como forma de atividade complementar pedagógica, a prática de observação de pássaros. O projeto denominado “Birwatcher Mirim”, conta ainda com a colaboração do gestor do Parque Estadual Intervales, Thiago Borges Conforti, e da voluntária Elena Maria Pattacini.

O próprio Parque Intervales tem sido o palco para a contemplação de aves. Segundo Renata Vieira, além da questão pedagógica, a diversidade de espécies faz de Ribeirão Grande um dos principais pontos de observação de aves do Estado de São Paulo. “Queremos aproveitar as nossas belezas naturais para agregar conhecimento e conscientização ambiental junto aos alunos de Ribeirão Grande”, disse a diretora. Segundo ainda Renata Vieira, o projeto visa despertar o aluno para as belezas naturais da região e transformá-lo em um agente de conscientização da preservação das florestas, promovendo o desenvolvimento sustentável. “Nossa ideia é de também despertar o interesse pela fauna local, descobrir a diversidade que existe, tirar as crianças da ociosidade, proporcionando o conhecimento do potencial turístico que o município oferece, especialmente nesta área, uma vez que o município recebe muitos turistas anualmente, sendo uma grande maioria do exterior”, relatou.

A diretora de Educação enxerga ainda nesse tipo de atividade, um potencial de futuro. “É um tipo de turismo que cresce o tempo todo em nossa cidade. Por isso, treinar crianças e jovens para identificar as aves é um investimento para o futuro”, afirmou.

Para a prefeita Eliana dos Santos Silva, incentivadora da Educação Ambiental, é um jeito diferente e descontraído de ensinar. “Os alunos ficam atentos em direção às arvores para tentar identificar a espécie do pássaro e aprendem de uma forma prazerosa a importância da preservação ambiental”, colocou.

Além da observação de pássaros, a diretoria de Educação de Ribeirão Grande promoveu outras atividades relacionadas ao tema Meio Ambiente. Neste ano, cerca de 130 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto que envolveu também ações didáticas na própria sala de aula, conhecimento teórico, visitas técnicas monitoradas no Parque Intervales e palestras com certificados.

VOLTAR