Alunos do Cras de Ribeirão Grande participam do projeto “Caminhando pelas Águas do Paranapanema” do Ideas

Publicado em 11 de julho de 2018

18 alunos, na faixa etária entre 15 a 18 anos, inscritos nos programas destinados a jovens na diretoria de Desenvolvimento Social de Ribeirão Grande participaram do projeto “Caminhando pelas Águas do Paranapanema” do Instituto Ideas de Capão Bonito.

De acordo com a orientadora do projeto em Ribeirão Grande, Nadir Fernandes, foram 12 meses de atividades teóricas e práticas e visitas técnicas em órgãos como Sabesp, Parque Estadual Intervales, Acamar, entre outros.

Na cerimônia de encerramento do projeto e entrega de certificados, realizada no último dia 30 de junho, no Centro Educacional Paulo Freire de Capão Bonito, os alunos de Ribeirão Grande se destacaram nas apresentações com uma música de autoria própria, com apoio do professor de música Bruno, sobre a história do Rio Paranapanema.

No refrão, a música destaca: “…Nosso Rio Paranapanema, vale mais do que se pode imaginar. Nada poderá se comparar, com a riqueza que ele nos traz…”.

Para Nadir Fernandes, o projeto enriqueceu o repertório de conhecimento dos alunos e também complementou a nova política de educação ambiental adotada pela atual administração municipal, comandada atualmente pela prefeita Eliana Santos Silva e pela vice-prefeita Rosenilda Preta.

O projeto

Segundo o IDEAS, o projeto teve início em junho de 2017 nas cidades, com a proposta de formação de agentes socioambientais, disseminadores de práticas de educação ambiental relacionadas aos recursos hídricos, sendo adolescentes de 13 a 18 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada município.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a escolha do público composto por jovens está relacionada à perspectiva de formação de cidadãos conscientes e atuantes nas questões relacionadas à relação de consumo. Durante os 12 meses de projeto, os adolescentes visitaram Parques, estações de tratamento de água e esgoto e promoveram projetos, trabalhos e apresentações sobre temas relacionados a recursos hídricos.