Casa Grande

Publicado em 19 de junho de 2017

Essa construção chamada de Casa Grande, é um edifício ímpar na região do Alto Paranapanema. Segundo os relatos orais, a casa foi construída em meados do século XVIII,

e é um importante exemplo de construção Taipa de Sopapo, uma construção a base de barro socado com as mãos e madeira.

Também é importante porque é uma casa que foi construída durante a transição de dois processos econômicos, exploratórios e ocupacionais presentes nessa região: à busca do ouro de aluvião e o “tropeirismo” – o transporte de cargas entre o Sul do Brasil e São Paulo, seguindo para outros destinos a norte.

Além de abrigar a família Cruz, em torno da Casa Grande originou-se uma povoação, na sua maioria formada por membros da família Cruz, que acabou por nomear o bairro a que originou.

Durante muitos anos a Casa Grande se conservou graças ao esforço da comunidade dos Cruzes que a mantinha conservada e era utilizada pela comunidade como local de encontro para festejos, leilões e outras celebrações.

Nos últimos anos a construção passou a ser um Centro Cultural contando parte sua história e da cidade, com rodas de leitura, visitações escolares, recebendo muitos turistas frequentadores da região.

Atualmente se encontra em fase de tombamento pelo CONDEPHAAT.

VOLTAR