EDUCAÇÃO AMBIENTAL –BIODIVERSIDADE E ALIMENTAÇÃO HUMANA

Publicado em 12 de abril de 2019

No último dia 06 de abril, no Parque Estadual Intervales, foi realizada uma Oficina de Capacitação sobre Biodiversidade e Alimentação Humana, com a pesquisadora Dra. Isabel Cruz Alves, da Universitat Autònoma de Barcelona.

A oficina foi realizada no salão da pousada onça pintada, com a presença dos professores da rede municipal de Ribeirão Grande, monitores, estudantes e pesquisadores ambientais, com o objetivo de conhecer a biodiversidade, a variedade de sementes, tempo de existência das plantas, memória biocultural dos alimentos, origem dos alimentos e sobre as PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

A parceria existente entre a prefeitura, através do Departamento de Educação, Esporte e Cultura e o Parque Estadual Intervales, através do Gestor Thiago e a voluntária Elena Pattacini, vem realizando ações desde 2017, voltadas à Educação Ambiental.

Os professores participam das capacitações, os voluntários realizam palestras nas escolas para os alunos e durante o ano tem as visitas monitoradas no Parque, onde os alunos e professores fazem trilhas, visitam cavernas, entre outros.

O projeto de Educação Ambiental no município, é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente para os alunos da rede municipal de educação ( 1º ao 5º ano), além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.