Gastronomia típica é atração em evento em prol à restauração da Casa Grande

Publicado em 16 de julho de 2019

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através da Coordenadoria de Turismo, e em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e comunidade do Ribeirão dos Cruzes, promoveram nesta última sexta-feira, dia 12, um evento de gastronomia típica da cidade, o Frango na Fornalha.

De acordo com o a coordenadora de Turismo, Sônia Araújo, além de valorizar um dos mais importantes pratos típicos do Município, a iniciativa também faz parte do conjunto de ações de arrecadação de fundos para o restauro do imóvel histórico de Ribeirão Grande, a Casa Grande. “O objetivo do projeto é angariar fundos para o Restauro Da Casa Grande, importante patrimônio histórico e cultural da região situado em nosso município”, disse.

Sônia explicou ainda que a ideia é de que o movimento em torno do patrimônio histórico e cultural resgate e preserve os costumes e a história da cidade de Ribeirão Grande. “Nosso objetivo é resgatar as tradicionais atividades que eram realizadas no passado pelos moradores ao longo da história, resgatar a memória e importância desse bem na cultura local, com suas histórias e causos, os saberes no modo de fazer, a construção de taipa, etc”, falou.

Alinhado ao sabor peculiar do Frango da Fornalha, quem prestigiou o evento também teve a oportunidade de ouvir conhecidos “causos” relatados pelos moradores mais antigos da comunidade, incluindo muitas histórias de enterros e assombrações, que integram o folclore da região