Governador entrega certificado de Município de Interesse Turístico a Ribeirão Grande

Publicado em 11 de maio de 2018

O governador Márcio França (PSB) anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 10, em Sorocaba, durante solenidade no Paço Municipal, a certificação de Município de Interesse Turístico (MIT) para oito cidades da região. A lista inclui Boituva, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Bofete, Pardinho, Itararé, São Miguel Arcanjo e Ribeirão Grande, representada pela própria prefeita Eliana Santos Silva (PSDB).

O anúncio da certificação dos MITs foi feito por meio da Secretaria Estadual do Turismo. Além disso, o governador também falou sobre a assinatura de convênios com essas oito cidades, com o intuito de gerar emprego e renda por meio do incentivo ao turismo.  “Estivemos em Sorocaba, na cidade, na Câmara e na prefeitura, para entregar os documentos às cidades que se credenciaram para ser MITs (Municípios de Interesse Turístico). É região forte, a que mais cresce no Estado de São Paulo, e certamente vai crescer ainda mais”, disse França.

“Turismo não é mais uma atividade de lazer hoje em dia. É atividade financeira, econômica. É a atividade que mais gera emprego em todo o mundo. Quase 5% do PIB no Brasil é gerado pelo Turismo”, afirmou o governador. “Somos o único Estado que destina R$ 300 milhões do Tesouro por ano para atividades turísticas. E esse dinheiro quem decide como gastar é o município”, ressaltou.

Os municípios integram a lista de 46 cidades nas quais a passagem para MIT foi aprovada, em abril, pela Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião, também foram inauguradas cinco obras do Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias (DADE) em Águas de Santa Bárbara. As intervenções englobam a revitalização das duas fontes do Balneário Municipal Mizael Marques Sobrinho e de uma pista voltada à prática de skate.

De acordo com a prefeita Eliana Santos, a economia do município, que foi muito prejudicada com o fechamento das fábricas de cimento, será beneficiada imediatamente. “A cidade aguardava essa grande conquista há anos, o que se tornou realidade hoje. Temos um grande potencial no turismo, na culinária, na cultura, além do destaque para as belezas naturais. Também exploraremos o turismo rural”, explicou.