Ministério do Turismo certifica Ribeirão Grande em novo Mapa de Turismo

Publicado em 29 de agosto de 2019

O Ministério do Turismo e Secretaria Nacional de Estruturação de Turismo, através do Programa de Regionalização de Turismo, emitiram nesta última semana uma nova Certificação ao município de Ribeirão Grande como integrante da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica, junto com os municípios de Apiaí, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Eldorado e Jacupiranga.

De acordo com a coordenadora do Turismo de Ribeirão Grande, Sônia Araújo, o Mapa de Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Ministério do Turismo que identifica as necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região turística do país. “O instrumento é atualizado constantemente para que a destinação de recursos e políticas públicas sejam eficazes”, comentou.

O mapa ainda agrupa municípios por regiões, que por sua vez, reúnem os que estão mais próximos e com características semelhantes em aspecto geográfico, econômico, histórico ou cultural. Entre os benefícios do Mapa de Turismo estão a categorização  das cidades integradas, que vai de “A” a “E”. “A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais”, ressaltou Sônia.

A certificação do Ministério do Turismo comprova a inserção no Mapa, que possui mais de 2600 destinos turísticos em todo país, além de garantir ao Município integrante a aptidão para futuros convênios com o Governo Federal para investimento no setor de Turismo.