Os Encanados de Ribeirão Grande

Publicado em 19 de junho de 2017

Os encanados são estruturas ou muralhas de pedras construídas nas margens dos rios e ribeirões onde eram feita a lavagem do ouro, são considerados a maior evidência da antiga exploração de ouro do período colonial deixada pelos antepassados na nossa região, embora grande parte dessas estruturas estejam  desconhecidas, tomadas pela floresta muitas das vezes dando a impressão de nunca ter sido explorada antes.

O material mais utilizado na construção eram blocos de diabásio, um material de alta resistência formado pela cristalização de magma vulcânico, bastante comum no curso desses rios, este tipo de rocha é conhecido popularmente como “Pedra Capote”. Durante o processo de construção das muralhas, as pedras eram sobrepostas uma sobre a outra levando em conta seu formato até formar uma muralha.

Outros tipos de pedra como Filito e Quartzo, também foram empregadas na construção dessas estruturas, porém com menos freqüência, o tamanho das pedras utilizadas variavam de tamanho, desde pedras pequenas entre 1 a 10 kg até pedras de 200 kg como nas figuras abaixo.






Fonte: Junior Intervales/ Minas do Paranapanema

VOLTAR