Palestra destaca importância do processo de inclusão do autismo na Educação

Publicado em 4 de abril de 2018

A escola estadual Oscar Kurtz Camargo, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Prefeita, promoveu uma palestra especial para destacar a importância do processo de inclusão escolar com alunos portadores de autismo. A palestra foi ministrada pela psicopedagoga, Ana Carolina Leal e a iniciativa foi organizada pela educadora Lucy Proença.

Durante a sua explanação, a palestrante destacou pontos importantes sobre o processo de aprendizagem com os autistas, abordando assuntos como o “acolhimento especial”, “funcionamento do cérebro do autista” e “comportamento em sala de aula”.

Ana Carolina também apresentou uma análise sobre a atuação das instituições públicas e os obstáculos que enfrentam para a inclusão do autismo, principalmente na Educação Básica. “Temos que continuar lutando e trabalhando para quebrar esses paradigmas e os preconceito com relação aos alunos autistas. Temos que estimular o acolhimento para a aprendizagem”, falou.

A palestrante ainda falou sobre a legislação para inclusão de alunos especiais e preparou uma série de dinâmicas para facilitar a compreensão e entendimento do processo de aprendizagem com autistas. “O professor tem de reconhecer as dificuldades e criar um plano educacional individualizado para esses alunos especiais”, completou.

A atividade também foi acompanhada pela vice-prefeita Rosenilda Preta, com participação de professores e supervisores de Educação de Ribeirão Grande e região.