Prefeita de Ribeirão Grande participa de Marcha dos Municípios em Brasília

Publicado em 30 de maio de 2018

A prefeita de Ribeirão Grande, Eliana Santos Silva (PSDB), participou nesta semana de um dos mais importantes eventos voltados em defesa dos municípios brasileiros, a tradicional Marcha a Brasília em Defesa dos Municipios, organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Eliana ressaltou que o debate sobre o fortalecimento das receitas dos municípios tem ganhado força nos últimos dois anos e que o Movimento Municipalista está vivendo um momento histórico de reivindicação. “Com certeza após esse evento sairão grandes decisões e benefícios para nossos municípios”, disse.

A chefe do Executivo de Ribeirão Grande também participou de diversos painéis voltados às políticas públicas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e atuou em blocos de debates para a melhoria da arrecadação municipal através do novo Código Tributário que prevê a tributação de ISS sobre as operações de cartões de crédito e também defendeu a permanência da transferência de valores do CID para os municípios.

Como educadora de formação, a prefeita também integrou o bloco de reivindicação para o aumento do Fundeb e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), atualmente, a principal fonte de renda de muitos municípios brasileiros.

Sobre a Macha

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. A maioria das conquistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.