Prefeita Eliana busca recursos para a Cultura no escritório do Minc em São Paulo

Publicado em 22 de fevereiro de 2018

Ribeirão Grande apresentará Plano Municipal de Cultura tornar apta a receber recursos culturais do Governo Federal

A prefeita Eliana Santos Silva (PSDB), acompanhada pelo diretor de Governo e Infraestrutura e Administrativo, Wilson Grillo, participaram nesta última terça-feira, dia 20, de uma audiência no escritório regional do Ministério da Cultura em São Paulo.

A chefe do Executivo Municipal de Ribeirão Grande foi atendida pelo chefe regional Nelo Rodolfo, ex-vereador de São Paulo e ex-deputado estadual e federal, e pelos assessores Sergio de Paula e Henry Machado.

Na pauta no encontro, a prefeita apresentou um diagnóstico sobre o município de Ribeirão Grande e solicitou apoio na reivindicação de verbas para a restauração do principal patrimônio histórico cultural do município, a Casa Grande, edificada no século XVII. “É o nosso principal patrimônio cultural e que está precisando urgente de uma restauração. Já recorremos ao governo estadual e agora estamos solicitando essa ajuda do Ministério da Cultura, através de órgãos como o Iphan”, disse a prefeita.

Nelo Rodolfo elogiou a iniciativa da prefeita e a orientou no sentido de regularizar o Plano Municipal de Cultura da cidade, incluindo a formação de um Conselho Municipal e a criação de um Fundo Municipal de Cultura, atendendo assim, as novas regras para credenciamento junto ao Ministério da Cultura. “Será um prazer contribuir com a restauração desse patrimônio de Ribeirão Grande, porém precisamos apresentar o Plano Municipal para atender as exigências de disponibilidade de recursos do Ministério da Cultura”, explicou.

Rodolfo também disponibilizou a equipe técnica do escritório regional de São Paulo para auxiliar a prefeita Eliana na elaboração do Plano Municipal. “Com esse apoio técnico de São Paulo, vamos acelerar o processo para a elaboração do plano e credenciar Ribeirão Grande o mais rápido possível para a captação de recursos. Excelente atendimento do Ministério da Cultura de São Paulo”, falou a prefeita.

O Plano

De acordo com o Ministério da Cultura, o Plano Municipal de Cultura é um documento oficial da Municipalidade, elaborado pelo Poder Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, que compreende ideias e ações que servem de base para as políticas públicas de Cultura em pequeno, médio e longo prazo. São instrumentos de políticas públicas no âmbito municipal, que devem refletir a autonomia dos municípios, ao mesmo tempo, a articulação programática do Sistema Nacional.

VOLTAR