Prefeitura de Ribeirão Grande implanta memorando eletrônico

Publicado em 9 de janeiro de 2018

Projeto integra o programa de informatização da gestão municipal

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através da empresa de tecnologia BT Design e do Departamentos de Governo e Infraestrutura e Administrativo, está diminuindo o uso de papel nos atos administrativos e internos com a implantação de um sistema mais ágil e eficiente, o Memorando Eletrônico. “Além da questão de sustentabilidade com a economia de papel, a troca de informações e os processos entre os departamentos será de forma instantânea e eficiente”, comentou Wilson Grillo, diretor do DGI.

De acordo também com o idealizador do projeto, Bruno Tallarico, com a implantação do memorando eletrônico e online, os departamentos da prefeitura de Ribeirão Grande poderão “informatizar” a troca de memorando, gerando assim, economia de tempo e insumos. “Toda a troca de informações entre os departamentos da Prefeitura será realizada em ambiente web criptografado, onde o responsável de cada setor terá acesso a criar memorando, adicionar anexos, encaminhar para os demais setores e responsáveis, bem como gerar e visualizar relatórios pendentes, prioridades e verificar os memorandos que estão parados no sistema”, explicou.

Nessa primeira fase de implantação, dois departamentos servirão como modelo para a expansão do memorando eletrônico: os Departamentos de Governo e Infraestrutura e Administrativo. “Vamos iniciar o uso do Memorando Eletrônico em dois departamentos e calculamos que até o mês de fevereiro, todos os departamentos estejam integrados nesse novo sistema”, disse Wilson Grillo.

Sistema de Agendamento de Transporte da Saúde

Além do Memorando Eletrônico, a Prefeitura de Ribeirão Grande utiliza desde de setembro de 2017 um novo Sistema de Agendamento no Transporte da Saúde, também desenvolvido pela BT Design. Segundo o diretor do DGI, Wilson Grillo, com o sistema de agendamento é possível ter um controle mais eficiente nos próprios agendamentos, dos veículos, pacientes e da quilometragem. “É também um programa que melhora a gestão, gera economia e serviço de qualidade”, ressaltou.

A gestão do sistema é simples e depende apenas de um cadastro. Além disso, é possível acompanhar pelo programa todas as consultas e viagens realizadas pelos pacientes de Ribeirão Grande. “O programa tem um arquivo especial de informações de todos os pacientes cadastrados. Isso facilita o controle e gera um histórico de atendimento de cada paciente”, disse Bruno Tallarico.

Outra vantagem do Sistema de Agendamento é o controle de acompanhantes. “Outra questão importante é o controle de acompanhantes, limitado a uma vaga e apenas para os casos que realmente apresentem necessidade. O sistema informa em tempo real as vagas disponíveis no veículo, oferecendo assim a possibilidade de incluir outros pacientes na viagem. Evitamos desperdício do dinheiro público e melhoramos a gestão da Saúde”, disse Wilson Grillo.