Prefeitura de Ribeirão Grande promove atividade em comemoração do Dia Mundial da Água

Publicado em 22 de março de 2018

Na ocasião, alunos da 4ª e 5ª séries do Ciclo I do Ensino Fundamental, relataram a experiência que tiveram nas excursões pedagógicas realizadas durante a semana do “Dia Mundial da Água”.

Conhecida pelas suas belezas naturais e pelo potencial hídrico, Ribeirão Grande promoveu nesta última semana uma série de atividade em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, atualmente comandado por Gustavo Henrique, junto com as servidoras Janaina e Raquel, promoveu várias atividades pedagógicas e educacionais usando como tema a “Importância da Água”, com subtemas voltados ao “uso da água da torneira em tratamento”.

Os alunos visitaram dois tipos de fossas sépticas utilizadas para evitar contaminação dos nossos rios, e ainda a estação de tratamento de esgoto no bairro da Lagoa, onde elas tiveram conhecimento na prática das possíveis alternativas de tratamento de esgoto na zona rural, cuidando assim do nosso rio. Essas visitas foram feitas com a supervisão da Engenheira Agrônoma Raquel Regina Scudeller Silva, onde todas as informações referentes a cada tipo de tratamento foram passadas aos alunos de forma técnica e lúdica..

E no Dia Mundial da Água, que foi comemorado na última quinta-feira, dia 22, a Municipalidade promoveu, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, um encontro envolvendo os 165 alunos que participaram das visitas e mais de 10 professores da Rede Municipal.

Na ocasião, alunos da 4ª e 5ª séries do Ciclo I do Ensino Fundamental relataram a experiência que tiveram nas excursões pedagógicas realizadas dentre os dias 13 a 20 de março.

A abertura do evento contou com a apresentação dos alunos do Projeto Guri de Ribeirão Grande e em seguida, os alunos apresentaram as atividades realizadas durante a semana nas práticas pedagógicas voltadas ao tema celebrado.

O encontro contou com a presença da prefeita Eliana Santos Silva e do presidente do Legislativo de Ribeirão Grande, Cirineu Ferreira. A chefe do Executivo ressaltou a importância da atividade na conscientização da nova geração. “Além da questão da valorização do nosso patrimônio natural, estamos proporcionando educação na prática e conscientizando nossos alunos sobre o uso correto e sustentável da água. Parabéns a toda equipe organizadora. Estava tudo muito lindo”, falou.

O evento também contou com a participação e apoio da Secretaria da Educação.

O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente agradece ao Fundo Social, A Educação e a todos os envolvidos para que esse evento alcançasse o objetivo esperado.