Ribeirão Grande é aprovado como Município de Interesse Turístico

Publicado em 11 de Abril de 2018

Projeto agora segue para ser sancionado pelo governador Márcio França e a partir de então, a cidade passa a receber uma verba especial para o Turismo

Ribeirão Grande foi uma das 46 cidades aprovadas como Município de Interesse Turístico (MIT) na noite desta última terça-feira, dia 11, pela Assembleia Legislativa. Com a classificação de MIT, a cidade passa a receber recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística. A votação foi acompanhada pelos vereadores Afonso Gabriel (PDT) e Luizão (PT) e pela coordenadora de Turismo, Sônia Araújo.

Para a prefeita Eliana Santos Silva, a utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas no município, tornando-se assim, uma alternativa de emprego e renda na cidade que vem sofrendo com a questão econômica desde a paralização da produção da fábrica de cimentos do Grupo Votorantim. “O MIT será de fundamental importância para geração de emprego e renda em Ribeirão Grande. E é importante observar que mais para frente, vamos também pleitear o título de estância turística e receber uma verba ainda maior para investir no fortalecimento dessa área”, destacou.

Para receber essa classificação e garantir um recurso extra de R$ 600 mil/ano, Ribeirão Grande fez a lição de casa e desde o início do mandato da atual prefeita Eliana Santos Silva, a coordenadoria de Turismo vem intensificando ações de planejamento e organização turística.

Segundo Sônia Araújo, o turismo é o setor da economia de Ribeirão Grande com maior capacidade de produzir resultados econômicos a curto e médios prazos, com investimentos públicos e com distribuição de emprego, devido às suas vocações e potencialidades, em especial aos atrativos como Encanados, Praça dos Encanados, Mirante, Observação de Pássaros, Turismo Rural e aqueles concentrados no Parque Estadual Intervales, que também receberá investimentos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Conforme o vereador Afonso Gabriel, que tem forte atuação no setor do Turismo, inclusive com participação direta na elaboração do Plano Diretor de Turismo, a proposta vai auxiliar a cidade na questão econômica. “O MIT será muito importante porque estamos precisando de recursos financeiros para muitas atividades, e este é um recurso extra, um incentivo a mais para melhorar a renda, principalmente nesse momento delicado pelo qual passamos”, acrescentou.

A vice-prefeita Rosenilda Preta (PT) também afirmou que a medida vai fortalecer a economia da cidade. “A verba vai fazer com que Ribeirão Grande ainda mais atrativa para receber o turista. E estando mais atrativa, a cidade vai gerar renda, emprego e desenvolvimento”, disse.