Ribeirão Grande é integrado ao Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado em 25 de outubro de 2018

Ribeirão Grande conquistou certificado do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, como município que integra o Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019, conforme Portaria nº 197, de 14 de setembro de 2017.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao Turismo, conforme explicou o PRT.

Com a certificação, Ribeirão Grande terá duas vantagens: validar a responsabilidade com o Turismo no âmbito federal e local, e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo Ministério do Turismo, pois terá em mãos uma comprovação de engajamento com o setor.

FERRAMENTA DE GESTÃO – O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Essa é mais uma conquista do Turismo de Ribeirão Grande coordenada pela Sonia Araújo sob a gestão da prefeita Eliana Santos Silva, através de trabalhos da regionalização  com a Região Cavernas da Mata Atlântica que é composta por 9 municípios, são eles Ribeirão Grande, Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Iporanga, Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Barra do Turvo.