Ribeirão Grande inaugura praça dos Encanados e lança projeto turístico “300 anos das Minas do Paranapanema”

Publicado em 20 de novembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através da coordenadoria de Turismo, inaugurou neste último sábado, dia 18, a praça dos Encanados, que simboliza um dos principais pontos históricos e turísticos do município, e lançou oficialmente o projeto “300 anos das Minas do Paranapanema”, uma ideia que surgiu a partir de um estudo da pesquisadora Cristina Fachini da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) sobre a história da mineração e a formação dos primeiros povoados na região do Vale do Paranapanema e que foi transformada em um produto turístico pela coordenadora da pasta, Sônia Araújo.

De acordo com o levantamento, o registro conta que as minas de ouro do Paranapanema – Rio Paranapanema – foram fundadas em 21 de novembro de 1717, completando assim, 300 anos em 2017.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Eliana dos Santos Silva (PSDB), da vice-prefeita Rosenilda Preta (PT), do deputado estadual Edson Giriboni (PV), do presidente da Câmara Municipal, Cirineu Ferreira (PSL), dos vereadores Afonso Gabriel (PDT), João Luiz (PSB), Marcelo Nunes (PV) e Luizão (PT), além de diretores, funcionários municipais e representantes do curso de Turismo Receptivo da Etec de Capão Bonito e da ong Ideas.

Na praça, além da réplica do córrego dos Encanados, a Prefeitura construiu um monumento representando a bateia utilizada na exploração de ouro nas Minas do Paranapanema e com a colaboração do artista plástico Dijô, uma simples parede de tijolos se transformou num painel comemorativo referente a data histórica e decorado com bromélias.

A comemoração seguiu ainda com uma recheada programação durante o sábado, dia 18, e no domingo, dia 19. A chuva que caiu sob os céus de Ribeirão Grande na manhã de sábado não foi suficiente para tirar o ânimo dos cavaleiros que se concretaram no Centro Esportivo para a 5ª Cavalgada Cruz do Negro, em prol à Apae da cidade.

No domingo, mais atividades com o passeio ciclístico, aventuras em trilhas e encontro de fuscas e carros antigos. O evento também ofereceu uma estrutura para a Praça de Alimentação ao lado da praça Bom Jesus e disponibilizou um conjunto de brinquedos infláveis para atrair toda a família.

A celebração continuou na segunda e terça-feira, dias 20 e 21, com apresentação da peça teatral dos 300 anos da Mina do Paranapanema nas escolas municipais. “Nossa veia é o Turismo. Vamos continuar incentivando e investindo nessa importante atividade econômica. Conseguimos gerar com a programação da festa dos 300 anos das Minas do Paranapanema, cerca de 20 empregos indiretos”, disse a prefeita.

Para o vereador Afonso Gabriel, o Turismo é a principal alternativa econômica e sustentável do município. “Estamos tentando encontrar soluções inovadoras para tornar Ribeirão Grande uma cidade sustentável e o Turismo é uma alternativa. A inauguração da Praça dos Encanados é também um marco nesta investida e valoriza a nossa história”, contou.