Ribeirão Grande intensifica ações de apoio a geração de renda através do Artesanato

Publicado em 26 de julho de 2018

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através do Fundo Social de Solidariedade e da coordenadoria de Turismo, está intensificando ações de apoio à geração de renda através da produção de peças artesanais. A inciativa, segundo a prefeita Eliana Santos Silva, é de criar uma cadeia produtiva alternativa para a geração de emprego e renda.

A coordenadora de Turismo do Município, Sônia Araújo, quer aproveitar a recém concessão do título de Município de Interesse Turístico para ampliar a comercialização de produtos artesanais e da culinária local. Para isso, a Prefeitura criou um novo programa de marketing do Artesanato local, com divulgação na imprensa regional, redes sociais e novos pontos de venda.

Além disso, a Prefeitura efetivou algumas parcerias para ampliar a comercialização das peças artesanais com empresas de Ribeirão Grande e Capão Bonito, como a Casa de Embalagens e Pingo de Mel.

Já o Fundo Social de Solidariedade, comandado atualmente pela servidora Zilda Assunção, está promovendo uma série de oficinas para criar novos produtos artesanais, bem como melhorar a qualidade dos já existentes.

A artesão Andreia Mendes é uma das beneficiárias desta nova iniciativa de incentivo ao artesanato ribeirão-grandense. Ela já atua no setor há mais de 3 anos e transforma pedaços de taquara – matéria-prima de fácil manuseio – em balaios (uma espécie de cestos).

As taquaras são colhidas no próprio sertão localizado dentro do perímetro de Ribeirão Grande e passam por várias etapas de processamento antes de se tornarem produtos vendáveis. “Primeiro descascamos a taquara, rachamos em partes e produzimos as peças. O processo é lento e cada peça leva de 2 a 3 dias para ser produzida”, contou a artesã.

Andreia Mendes e os demais artesãos do município também expõe os produtos à venda no Portal de Entrada da Cidade e isso, e essa nova iniciativa da Municipalidade vem garantindo renda à várias famílias e ainda preservando a rica e tradicional Cultura de Ribeirão Grande. “O Artesanato tem uma forte cadeia produtiva, pois além de gerar renda, fortalece a cultura local e ainda leva o nome de Ribeirão Grande para todo o pais”, completou a prefeita Eliana Santos Silva.