Ribeirão Grande, Portal da Observação de Aves

Publicado em 2 de outubro de 2019

Dia das aves

Neste sábado , dia 5 de outubro, é dia Mundial das Aves. As aves são extremamente necessárias ao equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto.

E no Parque Estadual Intervales elas são um espetáculo, especialmente nessa época do ano. São 419 espécies registradas (wikiaves), além de uma riqueza de animais e plantas,  rios, cachoeiras e cavernas.

O Parque tem sua sede no Município de Interesse Turístico de Ribeirão Grande, está integrado no circuito mundial de observadores de aves e recebe turistas das mais diversas áreas do mundo. O município faz parte da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica.

Big Day

O Big Day ou em português, “O Grande Dia”, é um evento em que pessoas do mundo todo tentam registrar a maior quantidade possível de espécies de aves em 24h, contribuindo com a ciência e se divertindo neste dia!

Ocorrerá dia 19 de outubro em todo Brasil  e inclusive no Parque Estadual Intervales.

Alunos da rede pública  de ensino participarão pela primeira vez de uma atividade de avistamento na zona urbana da cidade, local onde está sendo implantado um projeto de observação de aves.

trabalho vem sendo executado entre as parcerias Coordenadoria de Turismo,  Diretoria de Educação, Associação de  Amigos do Parque Estadual Intervales e Parque Estadual Intervales. A atividade ocorrerá no dia 18 de outubro como atividade extracurricular.

Conheça  a região turística Cavernas da Atlântica e toda diversidade cultural, ambiental e turística  de Ribeirão Grande!!

 

← Sabiá-laranjeira (turdus rufiventris) – Símbolo do dia das Aves – Parque Estadual Intervales por Renato Paiva

← A maria-leque-do-sudoeste (Onychorhynchus swainsoni) Atlantic Royal Flycatcher constrói ninhos sobre córregos, rios e cachoeiras. Se alimenta de insetos de grande porte como libélulas, borboletas e vespas. Quando abre o leque enche os olhos de tanta beleza. Esta é a melhor época para observar a espécie, estão construindo ninhos! Em Intervales elas são muito procuradas, sempre dão show. Abaixo, foto de um filhote.
Por Renato Paiva, Parque Estadual Intervales

← Cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata) – Renato Paiva – Parque Estadual Intervales

 

← Algumas aves raras que deram destaque no parque. Corocoxó, Peixe-frito-pavonino,Tovacuçu, Uru, macuquinho, Cuiú-cuiú, patinho-gigante, macuco, Jacutinga, Maria-leque-do-sudeste, Sanã-vermelha, Saíra-preciosa e Beija-flor-de-topete
Fotos feita no Parque Estadual Intervales, Ribeirão Grande,
por Renato Paiva

VOLTAR