Vice-prefeita participa de reunião no Itesp para regularização fundiária rural

Publicado em 24 de novembro de 2017

A vice-prefeita de Ribeirão Grande, Rosenilda Preta (PT), acompanhada pela engenheira Raquel Scudeler, participou nesta última segunda-feira, dia 20, de uma reunião no escritório do Itesp em São Paulo com o diretor executivo do órgão, Marco Pilla, e o diretor Gabriel Veiga.

Na ocasião, Preta voltou a reivindicar a inclusão de Ribeirão Grande num projeto piloto do Itesp para a regularização de propriedades rurais. “É um grande entrave dos agricultores familiares a falta de posse da terra. Sem a essa regularização fundiária, eles não têm acesso aos principais programas de crédito e incentivo, como o Pronaf”, explicou a vice-prefeita.

O objetivo dessa iniciativa é atender na primeira etapa do processo cerca de 200 famílias de Ribeirão Grande.

O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, frisou a intenção do Itesp em avançar na regularização fundiária rural e para isso, anunciou que foi criado um grupo de trabalho para propor novos instrumentos de regularização fundiária rural, especialmente de agricultores familiares. “Vamos incluir Ribeirão Grande nesse programa piloto e regularizar as propriedades rurais do Município que ainda não contam com esse importante documento comprobatório”, falou.

Além disso, Pilla informou citou a evolução do programa Minha Terra em todo o Estado, especialmente na região Sudoeste, onde, segundo ele, mais de 11 mil títulos foram entregues em mais de 30 municípios. Falou ainda sobre o projeto Fotocadastro, que já atendeu mais de 1.600 imóveis em uma área de quase 52 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Guapiara.

VOLTAR